Projetos de extensão

separador.png
  • FERRAMENTA WEB PARA ESTIMATIVA DO CONSUMO E CUSTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO UTILIZADOS NA AGRICULTURA FAMILIAR (EM ANDAMENTO)

 

Descrição: Racionalização do uso de energia e da água na agricultura irrigada é cada vez mais importante, tendo em vista as conjunturas nacional e internacional. O uso conflitivo de água e crises de abastecimento de energia têm-se tornado mais freqüentes, afetando o planejamento da produção agrícola. A agricultura brasileira passa por um período de intensas mudanças e ajustes, pressionada pelos efeitos da globalização da economia. Com a alteração nas exigências dos mercados nacional e internacional, o desenvolvimento e a disponibilização de produtos de informática, para apoiar os sistemas produtivos, têm se tornado ferramentas imprescindíveis quando se visa maximizar a produção e minimizar os custos. O uso de ferramentas web pode desempenhar um importante papel na agricultura brasileira, ajudando os pequenos, médios e grandes produtores a ter acesso e a partilhar conhecimentos em todas as etapas envolvidas da produção até a comercialização de produtos. Os irrigantes da agricultura familiar devem receber assistência técnica por meio de material didático que aborde temas relacionados ao dimensionamento de sistemas de irrigação, ao manejo e eficiência de sistemas de irrigação e ao cálculo do gasto de energia elétrica pelo acionamento de conjuntos de motobomba, entre outros, a fim de auxiliá-los no processo de decisão de como (sistema de irrigação), quando (data) e quanto (lâmina) irrigar, possibilitando assim o uso da irrigação para o aumento da produtividade e produção agrícola, promovendo o incremento de renda, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida do produtor rural, por meio do uso racional da água e de energia. Em decorrência dos aspectos abordados, o presente estudo tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma ferramenta web para se estimar o consumo e o custo de energia elétrica para os irrigantes da agricultura familiar. E como objetivos específicos: (i) elaborar material de apoio aos irrigantes da agricultura familiar; (ii) divulgar perante aos irrigantes a ferramenta web para o consumo e o custo de energia elétrica; (iii) demonstrar a viabilidade econômica do uso da irrigação noturna.

Coordenadores: Marcelo Rossi Vicente/Caio Vinicius Leite
Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Bolsa.

 

  • WEB SITE PARA DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA ATRAVÉS DE DADOS DE TEMPERATURA PARA O ALTO RIO PARDO E VALE DO JEQUITINHONHA (CONCLUÍDO)

 

Descrição: Para manejo racional da agricultura irrigada, é de capital importância o conhecimento dos parâmetros básicos, que definem a necessidade de água e nutrientes das culturas nos seus diversos estádios de desenvolvimento. A forma mais usual de se estimar o consumo de água das culturas é a através do consumo potencial de água, calculado a partir de medições feitas em tanques de evaporação instalados em áreas de cultivo ou por modelos matemáticos agrometeorológicos (equações). Com uso dessas equações, viabilizou-se a utilização de modelos computacionais aplicados à determinação da evapotranspiração de referência (ETo) que é um parâmetro básico e de extrema importância para a definição das necessidades hídricas das culturas. O uso de ferramentas web pode desempenhar um importante papel na agricultura brasileira, ajudando os pequenos, médios e grandes produtores a ter acesso e a partilhar conhecimentos em todas as etapas envolvidas da produção até a comercialização de produtos. Em decorrência dos aspectos abordados, o presente estudo tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma ferramenta web (web site) para estimar a evapotranspiração de referência, a partir apenas de dados de temperaturas máximas e mínimas, nos Municípios do Alto Rio Pardo e Vale do Jequitinhonha.

Coordenadores: Marcelo Rossi Vicente/Caio Vinicius Leite/Eduardo Romam Albuquerque

Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Bolsa. 

 

  • DIAGNÓSTICO DO USO DA IRRIGAÇÃO NO VALE DO RIO BANANAL (CONCLUÍDO)

 

Descrição: O projeto teve como objetivo diagnosticar a uso da irrigação pelos produtores rurais do Vale do Rio Bananal. Especificamente, difundiu-se a viabilidade do uso da irrigação para agricultores do modelo de produção familiar, em seus aspectos operacionais, econômicos e ambientais e realizou-se avaliações de uniformidade de distribuição de água nos sistemas de irrigação, orientando o produtor de possíveis problemas e soluções para o bom funcionamento do seu equipamento, além da indicação de possíveis formas de manejo da irrigação.. 

Coordenador: Marcelo Rossi Vicente
Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Bolsa.